RASO DA CATARINA
Detalhes
A Reserva Ecológica do Raso da Catarina é uma estação ecológica brasileira, localizada entre o rio São Francisco e o rio Vaza-Barris, na região mais seca do estado da Bahia, com pluviosidade que varia entre 300 e 600 mm por ano. Administrada pelo IBAMA, está a 60 km de Paulo Afonso, em lugar de difícil acesso. Ocupa uma área de 105.282,00 hectares em uma zona de transição entre o clima árido e semiárido. A vegetação é composta por caatinga arbustiva. É uma região cheia de história: foi palco da Guerra de Canudos e, devido à dificuldade de acesso, era esconderijo de cangaceiros. O nome Catarina é uma homenagem a uma antiga moradora e líder local. O nome raso deriva do relevo em forma de tabuleiro, que é recortado por ravina e cânions. A vegetação é a caatinga arbustiva, com abundância de mandacarus, e xiquexiques e diversos tipos de bromélias. A fauna é diversa, apresentando desde a mamíferos como o veado-mateiro, a suçuarana, e aves como a arara-azul-de-lear, considerada a espécie mais ameaçada de extinção do mundo, e a avoante.
Percurso
Para chegar até a Baixa do Chico no Raso da Catarina, é preciso pegar 60 km de estrada de terra, passando por vários povoados. É Parte de uma reserva biológica em meio ao sertão, abriga espécies da flora e fauna típicas da caatinga. O local é habitado hoje por 12 famílias de índios da tribo pankararés.
Considerado o terreiro predileto de um dos mais lendários cangaceiros da história brasileira, o Lampião, no Raso da Catarina é comum ouvir relatos e histórias de pessoas e personagens que viveram épocas sangrentas, mas que hoje continua com as mesmas características tendo a seca como seu principal vilão assolando a vida de várias famílias.
Usado como palco das gravações de cenas da minissérie “Amores Roubados”, e da novela “Velho Chico”, as formações rochosas esculpidas pelo vento que ladeiam a trilha no cânion seco, com 12 km de extensão, ficou mais famoso, porém pode ser vista por todos.
Incluso
-
Guia de Turismo Credenciado
-
Transporte
Não Incluso
-
Alimentação.
-
Bebidas.
-
Despesas de caráter pessoal.
-
Serviços e/ou passeios opcionais
-
Ingressos
Custos e Reservas
-
TAXA DO ÍNDIO: R$25,00 POR PESSOA
Observações
* Para confirmar a reserva será necessário nome completo, quantidade de pessoas, data, horário pretendido e o pagamento do sinal de reserva.
* O pagamento do sinal poderá ser feito através do PIX.
* Assim que o pagamento for confirmado enviaremos o voucher.